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segunda-feira, 31 de março de 2014

BANDEIRADA ! Mudança de taxímetro para reajuste de tarifa começa dia 1°; confira prazos


A alteração das memórias dos taxímetros começa a ser feita em oficinas autorizadas na terça-feira, 1° de abril, segundo determinação do Instituto Baiano de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.O procedimento deve ser feito para possibilitar a cobrança do reajuste de 7,1% das tarifas de táxi em Salvador. Em caso de não comparecimento, a justificativa deve ser enviada até o dia 24 de abril.
Com o reajuste, o quilômetro rodado na bandeira um passa de R$ 1,85 para R$ 2,04 e, na bandeira dois, de R$ 2,59 para R$ 2,85. O preço da bandeirada, valor fixo inicial de cada corrida, passará de R$ 3,75 para R$ 4 e, da hora parada, de R$ 20 para R$ 20,35.
De acordo com José Carlos Aleluia, secretário municipal de Transporte, as tarifas não sofriam reajuste desde 2012. "Levamos em consideração o aumento de custo. Não poderíamos dar um aumento maior. Baseamos isso no laudo que veio de área técnica", afirmou.
Na quarta-feira (19), taxistas de Salvador fizeram uma carreata para exigir a mudança na cobrança. Segundo Valdeilson Miguel, presidente da Associação Metropolitana de Taxistas (AMT), o reajuste anunciado pelo secretário não foi aprovado pela categoria. "A gente está pedindo 12% de reajuste. São quatro anos sem aumento e ele está dando aumento referente a um ano", criticou. 
FONTE G1 BAHIA.

Volkswagen importa versão mais barata do novo Golf.


A Volkswagen segue o planejamento para fabricar a sétima geração do Golf no Brasil e essa semana encerrou a produção do modelo antigo no Paraná. Por isso, começou importar da Alemanha uma versão mais barata do novo Golf, a Comfortline, para suprir a demanda por uma versão de entrada do hatch médio até que a fabricação deste modelo esteja pronta no país, no último trimestre do ano.
Essa versão é equipada com o mesmo motor 1.4 TSi que equipa a configuração Highline - que já era importada desde o ano passado, junto com a esportiva GTi. A transmissão pode ser manual, de seis velocidades, ou automática sequencial, de sete marchas. Custa a partir de R$ 66.990.

Nova geração do Fiat Fiorino não ficou linda, mas facilita o trabalho


Depois de décadas o Fiat ganhou uma nova geração e suas vendas não param de crescer. Em dezembro, último mês de vendas da antiga geração foram comercializadas 790 unidades. Em janeiro já foram 1.460 e em fevereiro passou para 2.146.

Com a dianteira e cabine do Uno e a traseira do Doblò, o Fiorino passou a adotar uma plataforma mais moderna e maior. O comercial leve da Fiat está 20 centímetros mais comprido, 2,1 cm mais largo, 2,7 cm mais alto e com um entre-eixos 14 cm maior. Sua capacidade de carga também foi ampliada, passando a transportar até 650 quilos - 30 kg  a mais -, e suas formas mais fluidas melhoram a estética e a aerodinâmica. 

A suspensão traseira também mudou. Agora adota uma arquitetura derivada da picape Strada, oferecendo mais segurança e conforto ao dirigir. As portas do compartimento de carga também têm nova solução. Elas são assimétricas com abertura de 180º e oferecem abertura em dois estágios. 
Em uma primeira fase ficam travadas quando formam um ângulo de 90º em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas totalmente (180º). A maçaneta da porta foi posicionada verticalmente, facilitando a sua abertura e o manuseio de cargas. Opcionalmente, as portas traseiras podem vir com vidros, oferecendo melhor visibilidade. Nesse caso, automaticamente, o Fiorino passa a contar com vidro na parede divisória da cabine com o baú. 

Para proteger e acomodar da melhor forma os volumes transportados, o novo Fiat Fiorino vem, de série, com forração integral do assoalho de vão de carga, recobrimentos laterais parciais de plástico, luz do vão de carga com três posições de funcionamento e ganchos para a fixação. 

FORÇA O veículo agora é equipado com o motor 1.4 EVO Flex - o 1.6 que desenvolve 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, sempre as 5.750 rotações por minuto. O torque máximo, alcançado aos 3.500 giros é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol. O câmbio é manual, de cinco marchas. Com esse conjunto mecânico, o consumo urbano foi de 8,9 km/l no trânsito urbano e 11,6 km/l em estradas, com média de 100 km/h e sem carga.

MERCADO 

O Fiorino básico custa R$ 40.380 e vários itens são vendidos como opcionais avulsos ou em kits. O pacote mais interessante é um que agrega, entre outros itens, o ar-condicionado e a direção hidráulica por R$ 4.705. O veículo é oferecido apenas em quatro cores, três sólidas (branca, preta e vermelha), que não tem acréscimo de preço, e uma metálica (prata), que custa R$ 1.094.
Seus principais concorrentes são de marcas francesas: o Renault Kangoo, que acaba de de ser atualizado, e o Peugeot Partner. O Renault custa a partir de R$ 40.850 e o Peugeot R$ 43.690. Esses rivais ganham na 
capacidade de carga, pois cada um deles transporta até 800 kg e o Fiorino 650 kg. O Fiorino já soma quase 1 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento no Brasil e é líder do segmento há 23 anos consecutivos. 

FORÇA MÁXIMA ! Polícia de Los Angeles vai rodar de Lamborghini Gallardo


O departamento de polícia de Los Angeles recebeu um presente inesperado. Os empresários Travis e Nathalie Marg doaram um Lamborghini Gallardo 2014 para a frota da corporação. Equipado com um motor que entrega mais de 500 cv de potência, o superesportivo recebeu a pintura preta e branca específica da polícia da segunda maior cidade americana, além da inscrição To protect and to serve ("para proteger e servir"). Assim como Dubai, onde a polícia local tem não só uma Lamborghini (modelo Aventador) como também uma Ferrari FF, a frota de viaturas de Los Angeles ganha um dos carros mais cobiçados do planeta.
Os bandidos da Califórnia, porém, não precisam temer. O carrão não será usado em perseguições policiais. Além de ser covardia com quase qualquer outro carro do planeta, o Gallardo será utilizado apenas em ações institucionais da polícia e, no máximo, no patrulhamento das estradas, por exigência do casal que doou o bólido italiano. Caberá ao oficial de plantão no volante tomar cuidado para não se empolgar e pisar fundo nas highways californianas. O exemplar faz parte da última geração do modelo Gallardo, cujo sucessor, o Huracán, foi apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, no início de março.

sexta-feira, 28 de março de 2014

APOSENTANDO O MOTORISTA ! Nissan quer carro sem motorista em 2020


A Nissan terá seu primeiro veículo autônomo nas ruas em 2020. Essas foram as palavras do vice-presidente executivo Andy Palmer durante o Salão de Genebra, na Suíça.
Segundo Palmer, uma parte dessa tecnologia, que são os sistemas que intervém na condução, já existem e estão presentes em modelos atuais, como o assistente de mudança de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo.
"No tráfego de Delhi, por exemplo, controle humano pode ser mais efetivo", disse. "A direção autônoma nesse nível é muito popular com governantes, como um avanço para atingir o número zero de mortes no trânsito", completou.

FUTURO ! Universidade cria pista para 'autônomos'


Que os carros autônomos parecem ser a próxima fronteira a ser explorada pelas montadoras e marcas, nós sabemos. Ford, Volvo, Nissan e Rinspeed já abordam o tema e fazem testes. Se a segurança dos ocupantes e de quem está a sua volta é um dos maiores motes para o desenvolvimento desses veículos sem motoristas, é importante que os testes sejam igualmente seguros.
Para isso, a Universidade de Michigan revelou o projeto de sua pista de teste para veículos autônomos que consumiu US$ 6,5 milhões, algo em torno de R$ 15 milhões. 

Na pista, os carros poderão ser testados em condições reais, incluindo alças de acesso, rotatórias, estradas não pavimentadas, semáforos e até rodovias de quatro faixas. A pista estará pronta no terceiro trimestre de 2014 e ficará próxima ao Instituto de Pesquisa sobre Transportes da universidade.
Quando a pista ficar pronta a Universidade pretende atrair pesquisas privadas e do governo para avançar nos estudos da tecnologia autônoma e na comunicação entre veículo e infraestrutura.

quarta-feira, 26 de março de 2014

VANGUARDA ! Yamaha revela moto de três rodas


A Yamaha revelou por inteiro a novidade anunciada por um teaser na semana passada: trata-se da Tricity, um veículo urbano de três rodas. A sacada é que as duas rodas da frente são "gêmeas", ou seja, obedecem simultaneamente aos comando, incluindo as inclinações feitas pelo piloto.
Equipado com motor de 125 cm³ com refrigeração líquida, o Tricity foi mostrado nas cores vermelha, preta, branca e cinza. 
O Tricity apareceu pela primeira vez em um vídeo futurista que explica por meio de uma história, no melhor estilo ficção científica, as suas qualidades. Apesar de já mostrar cenas com o veículo, o vídeo de pouco mais de quatro minutos termina com a famosa expressão  "...Continua", deixando o espectador bem curioso com o desfecho do enredo.
ASSISTA AO VIDEO http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/motos,-yamaha-revela-moto-de-tres-rodas,18032,0.htm

PARA NOSSA ALEGRIA ! Suspensão rebaixada agora é legal.


Está no Diário Oficial da União, suspensão rebaixada agora está dentro da lei. Outra boa novidade da é que os sistemas reguláveis ar e rosca também poderão ser legalizados.
Para que fosse possível a regulamentação, foi criado um grupo formado por fabricantes de peças, governo e órgãos independentes, como o CESVI Brasil, que discutiu os pontos de alteração na resolução 292.
Contudo, para que estejam dentro da lei, os veículos modificados devem passar por vistoria, assim como deve estar incluído no documento a modificação. Outra parte importante é que, independente do sistema escolhido para rebaixar o carro, a altura mínima do solo deve ser de 100 mm, ou 10 cm. 
O conjunto roda/pneu também precisa quando esterçado não tocar nenhuma parte da estrutura. Se todos os requisitos não forem cumpridos, o carro será reprovado na vistoria.

Veículos batem de frente e três pessoas morrem na BR- 407, na Bahia


Três pessoas morreram e uma pessoa ficou gravemente ferida em um acidente na BR-407, na região do município de Jaguarari, norte da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), um veículo de passeio colidiu de frente com outro carro.
Segundo a PRF, a batida ocorreu após uma ultrapassagem irregular realizada pelo condutor de um dos veículos em uma curva. O único sobrevivente do acidente estava no outro carro e foi levado para um hospital no município de Jaguarari. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

GAME OVER ! fãs de Schumacher devem se preparar para o pior


Os fãs de Michael Schumacher devem se preparar para o pior. Segundo Gary Hartstein, o Dr. Fórmula 1, médico-chefe da categoria de 2005 a 2012, o mundo do automobilismo pode começar a se despedir do heptacampeão mundial. O médico publicou um texto emocionado em seu blog.
 
— Sempre soube que Michael era adorado. Passei anos em circuitos tomados pela cor vermelha de bonés, bandeiras e camisetas da Ferrari. Ainda estou sensibilizado pela persistência do amor de seus fãs para ele. Percebi que a falta de atualizações no quadro clínico também pode ser uma oportunidade para começarmos a nos despedir dele. De alguma forma, acho que os fãs vão ficar bem, porque eles estão tendo tempo para processar tudo isso
Michael Schumacher já perdeu 25% de seu peso e, segundo reportagem publicada pelo Daily Mail, o aumento gradativo desta perda está deixando especialistas preocupados.
De acordo com o jornalista Pino Allevi, do jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Schumi tem pequenas reações inconscientes ao escutar os sussurros diários da mulher Corinna (foto) e dos filhos Mick e Gina Maria. Segundo o jornal, apesar de não acordar, o hepatcampeão mundial muda a expressão do rosto e faz até pequenos movimentos nos braços ao escutar vozes a seu lado. Sua porta-voz, Sabine Kehn, no entanto, garante que qualquer tipo de informação que não venha da boca dos médicos do hospital é falsa

terça-feira, 25 de março de 2014

Saiba como identificar desgastes nas pastilhas de freio


Você sabia que as pastilhas são responsáveis por cerca de 70% do poder de frenagem dos veículos?  Por isso é extremamente importante ficar atento ao estado destes componentes.
Alguns veículos possuem dispositivos que podem indicar o nível de desgaste que as pastilhas já sofreram. Um deles é um sensor eletrônico que acende uma luz amarela de manutenção no painel quando a pastilha atinge o nível máximo de desgaste.
Um sistema de alerta mais comum é composto de um batente metálico. Quando a pastilha chega ao nível máximo de desgaste, o batente entra em contato com o disco de freio e produz um ruído, alertando que já está na hora de trocá-la.
Se o veículo não possuir esses dispositivos, é possível medir o nível de desgaste da espessura do material de atrito da pastilha — é importante que não seja inferior a 2 milímetros das partes plásticas. Se você preferir, leva o carro a uma oficina especializada para que seja feita a verificação.
Geralmente recomenda-se a checagem da espessura da pastilha a cada 5.000 quilômetros ou de acordo com o prazo estipulado pela fabricante do veículo. Vale destacar que o período de substituição pode variar dependo do modo de uso do freio.
Alguns sintomas de que há algum problema nos freios são: frenagem deficiente,  trepidação e curso longo do pedal ou ruídos.
Evite problemas
  •  Use sempre pastilhas originais;
  •  Troque as pastilhas sempre por eixo, ou seja, o par de pastilhas dos dois lados. Isso evita desestabilização na hora de frenagem (geralmente o jogo de pastilhas é fornecido com quatro compomentes);
  •  Verifique o empenamento, azulamento, existência de trincas e espessura mínima de desgaste dos discos, retificando ou substituindo, se necessário, para evitar trepidações no pedal de freio e melhor assentamento das pastilhas novas.
É importante lembrar que o perfeito assentamento das novas pastilhas acontece nos primeiros 500 quilômetros rodados em perímetro urbano. Freadas contínuas ou com carregamento excessivo causam superaquecimentos dos freios, comprometendo a frenagem do veículo.


segunda-feira, 24 de março de 2014

SERÁ UM ADEUS ? Chevrolet já trabalha em sucessor do Celta.


O novo presidente da General Motors do Brasil, Dan Ammann, disse que a empresa trabalha em um modelo global subcompacto para ser vendido no Brasil. A informação foi corroborada pelo presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, que salientou que a engenharia da divisão brasileira da companhia é a responsável pelo projeto do sucessor do Celta, que será criado para concorrer com o Volkswagen Up!
No entanto, mesmo com o reconhecimento de chegada de um novo carro em breve e com um estudo de um plano de investimento de R$ 2,5 bilhões a ser anunciado para o País nos próximos meses, Ammann projeta dois anos seguidos de estagnação no mercado brasileiro de veículos e não pretende investir em projetos de capacidade produtiva nesse período. "O mercado brasileiro passa por uma transição e a companhia não pretende mudar sua estratégia de investimentos para o longo prazo". 
A previsão do executivo é de que em 2014 e 2015 o mercado nacional deva praticamente se manter estável. No ano passado, as vendas de veículos novos caíram 0,9%, para 3,76 milhões de unidades, depois de uma década de crescimento contínuo.

sexta-feira, 21 de março de 2014

NOVA GERAÇÃO! GM anuncia novos motores


A General Motors anunciou que lançará uma nova família de motores Ecotec. No total, serão 11 blocos com capacidades que variam de 1.0 a 1.5 e que serão produzidos em larga escala, chegando em 2017 a um ritmo de 2,5 milhões de unidade por ano.
Segundo a empresa, os motores serão destinados aos crossovers compactos e modelos de menor porte, incluindo a próxima geração Chevrolet Cruze, especialmente preparado para o mercado chinês. O novos 3 e 4 clindros desenvolverão entre 75 cv e 165 cv.
Eles também foram projetados já com a possibilidade de aplicação de propulsão híbrida. Assim, poderão trabalhar com essa tecnologia ou ser convertidos para funcionar com combustíveis alternativos.
O primeiro motor a ser feito será um 1.0 turbo, que equipará o Opeal Adam. Em 2015, o Cruze vendido na China ganhará um 1.4 e 1.5, além de uma opção de caixa de dupla embreagem.
                                                 OFERECIMENTO REDE DE POSTOS 2001


ESPORTIVIDADE ! CHEGA A SALVADOR A NOVA ‘RANGE ROVER EVOQUE’


O gerente da concessionária Rota Premium, Eduardo Castro, já começou a receber as primeiras solicitações de test-drive para apresentar o modelo 2014 da Range Rover Evoque – apontado como um dos principais desejos de consumo entre os baianos que apreciam um veiculo de luxo com características marcantes de robustez, elegância e o design futurístico que é exclusivo da autorizada da Land Rover na Bahia. O grande diferencial vem do fato deste ser o primeiro carro da marca a contar com a transmissão ZF-9HP de nove marchas no país – disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige. A linha 2014 chega custando a partir de R$ 192 mil e traz sob o capô o motor 2.0 turbo de 240 cv a gasolina. Desenvolvido pela alemã ZF, o novo câmbio de 9 marchas permite economia de 4% de combustível ou até 11% caso tenha o sistema Start Stop, que passa a ser oferecido na linha. Outras vantagens da nova transmissão são as relações mais curtas, que proporcionam melhor respostas nas acelerações e menor ruído em velocidades de cruzeiro. Além disso, a linha 2014 ganhou, entre outros itens, novos retrovisores e novas rodas aro 18, 19 ou 20″. Para conhecer o Evoque 9 marchas, basta agendar uma visita pelo telefone (71) 3357-4444 ou ir pessoalmente ao showroom vip da Land Rover – dentro da concessionária Rota Premium, na Av. Juracy Magalhães Junior, 900, Horto Florestal. - See more at: http://www.mundovipbahia.com.br/#sthash.GtHuE5zZ.dpuf

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VOLTA ! Ford relança picape Ranger Sport por R$ 67.990


Pronta para abocanhar uma fatia maior do segmento, a Ford relançou a versão Sport da picape Ranger. Com a configuração única de cabine simples disponível desde fevereiro no site da montadora por R$ 67.190, a versão da picape sofreu um reajuste e parte de R$ 67.990 no lançamento oficial, que aconteceu nesta quinta-feira(20), em São Paulo.
A configuração esportiva tem câmbio manual de cinco marchas e tração 4×2 e motorização quatro cilindros de 2.5 litros bicombustível que desenvolve 173 cv de potência com etanol e 168 cv com gasolina (ambos a 5.550 rpm).
O diferencial do modelo está nos adesivos e faixas laterais e apliques plásticos no para-choque, soleiras exclusivas e santantônio. Os equipamentos de série são: faróis de neblina, retrovisores elétricos, travas elétricas com controle remoto, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, piloto automático, CD/MP3 com USB e Bluetooth, tela LCD de 4,2″, computador de bordo e rodas de liga leve de 17 polegadas. Os cores disponíveis são branco, vermelho, prata, preto e azul(perolizado).
Descontinuada em 2012, a versão Sport volta ao portfólio da linha global composto pelas versões XL (mais comum para frotistas), XLS, XLT e Limited. A principal concorrente a ainda é a líder de mercado, Chevrolet S10, mas a marca ainda quer ganhar os compradores das versões mais completas de picapes pequenas, como Fiat Strada Adventure.
O modelo tem claramente um público-alvo mais jovem que mora em área urbana e pratica esporte no fim de semana. A caçamba é a maior entre as picapes de porte médio, com capacidade de 1.455 kg,  acomodando com facilidade motos, pranchas de surf, asa-delta ou outros equipamentos.  Isso até explica porque a Sport não terá versão cabine dupla, mas a falta de um câmbio automático é mancada.

GASTA COMO QUER ! Chinês detona Lamborghini Aventador de série especial


Apresentada em abril de 2013 no Salão Xangai, na China, a edição comemorativa 50 Anniversario do Aventador é animal! E, acredite, já teve gente que bateu a viatura. Pelas imagens, dá para ver que era um dos primeiros passeios do carro, já que os bancos (diferenciados, nas cores preta e amarela) ainda estavam protegidos com os plásticos de fábrica.
E, não pense que foi uma batidinha à toa! Afinal, até os airbags frontais foram acionados com o impacto, aumentando o prejuízo do chinês (certamente um empresário bem sucedido de Hong Kong). O exclusivo para-choque dianteiro, com entradas de ar saradas, já era! E o mesmo vale para boa parte da carroceria, que nessa versão possui atualização capaz de incrementar em mais de 50% a eficiência aerodinâmica, segundo informações da Lamborghini.
Dessa forma, ficou claro que o propulsor V12 6.5 do LP720-4 50º Anniversario, com 720 cavalos e 70 kgfm de torque, não foi corretamente domado pelo entusiasta. E, mesmo que temporariamente, tirou de cena uma das 100 unidades produzidas.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Bolhas no pneu, e agora?


Você acaba de descobrir uma "bolha" na lateral do seu pneu, e agora?
Bolhas e saliências laterais internas e externas, são normalmente causadas por buracos e choques contra guias. Quando um pneu apresenta este tipo de deformação, ele perde sua resistência, tornando-o instável com risco de explodir. Isso pode acontecer com o veiculo estacionado ao sol ou a 120km/h numa estrada super movimentada ocasionando no mínimo uma troca de emergência até um acidente grave.
O pneu é construído por cintas de metal, que conferem ao produto maior resistência. Ao chocar-se contra um buraco, as cintas podem romper-se ocasionando a "bolha". Como citado, o pneu torna-se instável. Pode ou não explodir. Existem casos de pneus que rodaram 20.000km, 30.000km com a bolhas, sem maiores problemas, outros explodem com 500 km, em estado praticamente de novo. É imprevisível, é inseguro! Este tipo de deformação, não está coberta pela garantia e resta ao motorista, fazer a troca o quanto antes.
Em situações extremas, onde é necessário rodar com o pneu nesta condição. Recomenda-se que o pneu deformado seja utilizado sempre no conjunto dianteiro, nunca no traseiro. A explicação é simples, pois o motorista tem a direção para compensar e tentar corrigir a direção do veiculo em caso de explosão repentina. Já no eixo traseiro, o motorista pode contar apenas com a própria suspensão. Ao chegar ao seu destino, lembre-se de substituir o pneu defeituoso o mais rápido possível.
Algumas oficinas fazem uma vulcanização no pneu e liberam o cliente, mas é como utilizar peças recondicionadas. Você confia 100%?

Dirigir com para-brisa trincado pode resultar em multa


Muitos motoristas ignoram, mas aquele trincado no para-brisa, além de incomodo, é ilegal. Por prejudicar a visibilidade e poder afetar a segurança dos passageiros, dirigir com o vidro danificado é considerado uma infração grave, que pode acarretar em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo até a resolução do problema.
A resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) fixa exigências sobre condições de segurança e visibilidade dos condutores em para-brisa. A área de atuação dos limpadores de para-brisa é o local em que não se devem ter trincas. Qualquer espécie de danificação nesta localidade está sujeita a multa.
De acordo com a empresa Carglass, especializada na troca e reparo de vidros automotivos, o dano quase sempre é causado por pedras, geralmente após algum tempo na estrada atrás de veículos pesados. E fique atento. A rachadura pode acontecer em um local não muito visível e ir se alastrando até essa área fundamental para a visão durante a condução.
Para danos pequenos, a empresa oferece um serviço de recuperação do vidro, caso a trinca não seja maior que uma moeda de 1 real ou aproximadamente três centímetros, reduzindo o custo de uma troca total da peça e acabando com o risco de multa e pontuação na carteira.
Dica: isole a trinca
Uma solução temporária em caso de uma trinca no vidro é isolar o local para evitar a infiltração de sujeiras e outros componentes que podem fazer com que o problema se alastre, impossibilitando a recuperação e exigindo a troca completa.

terça-feira, 18 de março de 2014

Bandidos usam retroescavadeira para invadir mercado


Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que um grupo de criminosos usam uma retroescavadeira para destruir uma parede e invadir um supermercado na madrugada desta segunda-feira (17), em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
O estabelecimento fica localizado na rua Aurino Pereira Barbosa, no Jardim Anhanguera, e foi invadido pelo grupo de criminosos por volta das 4h.
As câmeras de monitoramento da prefeitura de Praia Grande captaram o momento em que o veículo é usado para invadir o supermercado. A retroescavadeira foi utilizada para quebrar a parede do comércio e depois foi deixada no local após os suspeitos terem saqueado o supermercado.
De acordo com informações da polícia, os assaltantes conseguiram fugir e até o momento, ninguém foi preso. Os donos do supermercado ainda avaliam a quantidade de itens que foram roubados.
Voz de Feira via G1

Caminhoneiro morre ao comemorar vitória em corrida em SC


O piloto Edson Beber, de 46 anos, morreu após um acidente na 24ª Arrancada Internacional de Caminhões em Balneário Arroio do Silva, cidade do sul de Santa Catarina, no último domingo (16). Segundo as testemunhas, ele tirou a mão do volante para comemorar a vitória e o caminhão capotou.
O prefeito da cidade decretou luto oficial de três dias e cancelou o evento. O motorista mora no Paraná e viajou para participar da competição. O corpo será levado ao Estado nesta segunda-feira (17).

segunda-feira, 17 de março de 2014

APRIMORAR ! Detran-Ba realiza curso para examinador de trânsito


Capacitar policiais militares para desenvolver atividades de examinador de trânsito é o objetivo do Curso de Examinador realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), através da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que terá início na manhã da próxima segunda–feira (17/03) e segue até o dia 04 de abril, das 8h às 18h, no auditório do órgão, localizado ao lado da Rodoviária, na Av. ACM, Salvador.
O curso, que trata de uma parceria entre o Detran e a Polícia Militar através do Esquadrão Aguia, tem carga horária de 132 horas, e aborda disciplinas como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Ética e Cidadania, Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Medicina de Trânsito, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, Noções de Engenharia de Trânsito, Mecânica Básica e Manutenção de Veículos, Noções de Psicologia de Trânsito, Psicologia Aplicada a Segurança de Trânsito, Ténica de Ensino e Didática, Orientação Educacional, Práticas de Direção e Técnicas de Avaliação.
A aula inaugural contará com a presença de autoridades, dentre elas, o assessor técnico da diretoria geral, Genésio Luide, representando o diretor geral Maurício Botelho; a coordenadora de habilitação, Fernanda Reis; o coordenador do curso e representante da Eptran, Lucas Pimentel; o comandante do Esquadrão Águia, Major Ricardo Passos e oficiais.
“A nossa intenção é reforçar o quadro efetivo de examinadores no Estado da Bahia, capacitando-os de tal forma que eles estejam preparados para lidar com a ansiedade dos candidatos à 1ª habilitação, passando sempre confiança e segurança ao avaliarem a prática de direção veicular”, salientou o diretor geral do Detran-Ba, Maurício Botelho.
FONTE CALDERÃO DO PAULÃO

Grave acidente entre Jacobina e Miguel Calmon deixa 3 mortos e 3 gravemente feridos


Na manhã deste domingo, 16 de março de 2014, por volta das 5:40h a Polícia Rodoviária Estadual registra um grave acidente no Km 119, da BA 131 entre Miguel Calmon e Jacobina, envolvendo uma Veraneio placa CXR 2056 licença  Jacobina e um Golf OKT 7161 licença Miguel Calmon.

No Golf que seguia para Jacobina havia 4 pessoas residentes em Miguel Calmon, sendo que 3 já são consideradas mortas e uma mulher foi socorrida pelo  Samu 192.
No Veraneiro havia duas pessoas que residem em Jenipapo e foram socorridas pelo Samu 192, sendo o condutor Romário Oliveira dos Santos, 19 anos, e outro homem em estado grave de prenome Alvaro.

A cena é chocante, a Polícia Rodoviária Estadual registra a ocorrência e o DPT já está no local para remover os corpos entre as ferragens do Golf.

Os três sobreviventes em estado grave foram socorridos para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina. 

sexta-feira, 14 de março de 2014

ANCELMO 3M COM A DICA ! o que é polimento, lustro e cristalização

ORIGINAL 

Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote). Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades. 



DESGASTE 

Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.



POLIMENTO 

O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é 
através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves. 



CERA: ALTERNATIVA MAIS COMUM 

Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita a necessidade de polimentos. 




Muitas vezes, damos aquele trato na caranga com polimento, enceramento e cristalização. Chegamos a gastar em determinados lugares muita grana, para fazer todo esse processo e muitas vezes, não feito da maneira correta pelo estabelecimento ou com o uso de produtos antiquados a base de solventes. Detemos a tecnologia de produzir polidores de ultima Geração a base d água (polidor liquido e super brilho) com o rendimento e o acabamento bem superior aos produtos a base de solventes convencionais. O processo correto de cristalização é: Polimento, Enceramento e depois a Cristalização. Dessa forma todos os riscos e imperfeições podem ser tiradas nesse processo, deixando o carro com aparência de novo. Tenho ouvido de algumas pessoas que lugares tem apenas cristalizado ou comprado à cera cristalizadora e aplicando ele mesmo, achando que o apenas brilho é o suficiente. Mas onde fica a retirada das imperfeições que o dia a dia trás a pintura da caranga? Desta forma estamos passando aos leitores mais desavisados do processo correto e para que eles possam exigir o correto para com sua caranga. Também depois de tudo isso não adianta esquecer de cuidar da caranga, deixando de lavar, usando xampus alcalinos ou ácidos. produtos a base de querosene principalmente e produtos que não foram desenvolvidos para carro. Assim em pouco tempo todo o dinheiro e brilho do seu veiculo ira embora, e sempre culpamos o estabelecimento onde o serviço foi executado, quando na verdade a culpa é nossa pela escolha tanto do local como dos produtos usados quando lavado em casa.
Espero esclarecer qual o processo correto e a importância de se usar produtos desenvolvidos para carros e não para uso doméstico ou sem a aprovação do Ministério da Saúde e sem saber o que eles contem exatamente


Produtos com derivados de petróleo ressecam os pneus e as borrachas, o ideal é usar silicone.

 

SE A MODA PEGA ! Rede personaliza hatch com produtos

A rede britânica de supermercados, conveniência e postos de combustível Tesco, que atua em vários países, criou um carro inusitado para divulgar o seu mais novo produto, o Clubcard Fuel Save, cartão de fidelização da rede.
O veículo foi totalmente personalizados com adereços e embalagens vazias de produtos vendidos na Tesco.

Frascos de shampoo, produtos alimentícios e de limpeza foram colocados em todo a lataria do hatch que ficou irreconhecível - trata-se de um Nissan Micra dos anos 90.

Até o interior foi personalizado. No lugar dos bancos, há cadeiras próprias para cozinhas.

A criação é um trabalho de Anthony Farquhar-Smith, animador, diretor de cinema e escritor, que já colaborou com o famoso cineasta Tim Burton.
A personalização inclui soluções curiosas, como o uso de luminárias pra montar os retrovisores externos.

O inusitado está viajando entre os postos da Tesco e divulgando o serviço - que consiste em acumular pontos no cartão, com a compra de produtos na rede, e depois usá-los para reabastecer o veículo.

ORIGINALIDADE ! Scooter de 600 cm³ da BMW chega em abril




Com preço sugerido de R$ 52 mil, o Maxi Scooter chega ao País no início de abril na versão C 600 Sport. O novo modelo, que tem motor de dois cilindros e 600 cm³ que gera 60 cv e câmbio automático CVT, será oferecido em três cores: azul, branca e preta.
Produzido na fábrica da BMW Motorrad em Berlim, o modelo tem ampla lista de itens de série. Entre os destaques estão freios ABS, luz de uso diurno, manoplas aquecidas, indicador de pressão dos pneus e luzes de seta de LEDs.
Outro item que chama a atenção é o freio de estacionamento automático. Para acioná-lo, basta que o piloto baixe o cavalete lateral.
Para 2014, a pretensão da BMW é vender 102 unidades do Maxi Scooter C 600 Sport. Seus principais rivais do BMW são o Yamaha T-Max 530, tabelado a R$ 42.500, e o Suzuki Burgman 650, com preço sugerido de R$ 39.900.
Juntamente com o Maxi Scooter, a BMW está lançando no País uma linha de produtos para piloto e garupa. Há de capacete e jaqueta a luvas e tênis, por exemplo.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Acidente de carro provocado por elefante deixa 6 mortos na Tailândia


Um acidente na madrugada desta quarta-feira envolvendo uma van e um elefante selvagem deixou seis mortos na Tailândia. Segundo o funcionário de um hospital, o motorista do veículo perdeu o controle após se chocar com o animal que atravessava a rua. Os quatro ocupantes morreram na colisão. Horas depois, um carro colidiu com a traseira de um caminhão que aguardava em um bloqueio feito no local do primeiro acidente, vitimando outras duas pessoas.
"O elefante desceu da montanha, onde está seco. Ele provavelmente estava procurando comida", disse o policial Teerawat Permwattanachaikul, na província de Rayong, localizada ao leste do país. "Você realmente não consegue ver os elefantes de noite porque sua cor é muito escura", acrescentou. O elefante atingido pelo veículo, que fazia parte de uma manada de três animas, chegou a ser atendido por veterinários após o acidente, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A FERA ! o carro do Presidente dos EUA, Barack Obama tá mais pra 007


Não é um simples carro com bandeirinhas bonitinhas. Por trás há muito mais.

Todas os vidros do carro não abrem, exceto o do motorista, meros 7,5 cm: pra pagar um pedágio ou se comunicar com pessoas do lado de fora. Além disso, os vidros com películas escuras são feitos pra resistir à explosões, ataques químicos/biológicos, e é claro, à prova de balas e fogo.

Cada porta tem uma blindagem de 20cm de espessura, e abaixo do carro uma liga de aço de 12,7cm, feita pra proteger o carro de bombas colocada sob ele.

A Carroceria foi feita com uma intensa e pesada liga de metal. Pense que essa blindagem é tão potente que mal chega a arranhar o carro: a bala se quebra inteira ao se chocar com a lataria.

Os pneus tem Kevlar, pra quem não sabe, Kevlar é um tipo de "tecido" à prova de rasgos, furos e tiros.

E tem mais: O motorista oficial do Obama é treinado intensamente pra se caso ocorra algum tipo de emergência ou perigo, ele saiba perfeitamente bem como proteger o Presidente. Praticamente um 007.

O engraçado é que nos faróis, há diversas câmeras: infravermelho, de calor, visão noturna, ligados à uma tela não dentro do carro, mas diretamente nos prédios da CIA - agência responsável pela proteção de líderes americanos.

Além das câmeras, há também canhões de gás lacrimogêneo e escopetas escondidas em compartimentos secretos que até hoje não foram divulgados exatamente onde estão no carro.

Olhe bem pra "Fera", como é apelidado pelos agentes: