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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VAL GÁS TIRA SUA DÚVIDA! sabe qual a geração correta do kit para GNV no motor de seu veículo?


Muitas são as discussões referentes à instalação do kit adequado para o uso do GNV. Os consumidores devem ser esclarecidos quanto à aplicação dos componentes corretos para não prejudicar o funcionamento dos veículos. As oficinas convertedoras devem explicar e orientar os clientes, destacando a importância e a necessidade do motor receber os componentes eletrônicos que servirão para manter o bom funcionamento, sem afetar o seu desempenho.

Pode ser um pouco difícil para um leigo entender, mas devem ser mostradas as diferenças entre um veículo com carburador e outro com injeção eletrônica, por exemplo. O kit para o veículo carburado não serve para o veículo injetado e vice-versa.

- Se esta prática ocorresse em todas as instalações para GNV, ou seja, utilizar o kit adequado ao veículo, não estaríamos vivendo as diferenças absurdas nos preços dos kits, criando um mercado paralelo, deixando a ilusão aos consumidores que estão instalando kits mais baratos, sem perceberem que estão, a médio prazo, desgastando todos os componentes originais, afetando desta forma a vida útil do veículo, afirmam os fabricantes de kits. 

- Quando se instala um kit para um veículo com carburador, ele deverá ser de primeira geração, ou seja, o controle da mistura de combustível é realizada através de registros mecânicos. No entanto, quando se instala um kit para um veículo com injeção eletrônica, o controle da mistura de combustível é realizado eletronicamente, sendo assim ele deve ser de segunda geração em diante, conforme o sistema original instalado. Caso esta prática não seja adotada, teremos um veículo equipado com injeção eletrônica original de fábrica funcionando como veículo carburado, esclarecem os fabricantes de kits. 

Veja aqui a geração de kits existentes no mercado e a sua correta aplicação, para adequação ao sistema original instalado no veículo.

1° Geração do sistema de GNV

Utilizada em veículos carburados
O ajuste da mistura (ar/gás) é feito através de registros mecânicos, um para a marcha lenta e outro para passagem de alta 
Sistema aspirado com misturador

2° Geração do sistema de GNV

Utilizada em veículos com sistema de injeção eletrônica de combustível
O controle da mistura (ar/gás) é feito eletronicamente através do módulo de controle e executado por um atuador elétro- mecânico
Sistema aspirado com misturador

3° Geração do sistema de GNV

Utilizada em veículos com sistema de injeção eletrônica de combustível
O controle da mistura (ar/gás) é feito eletronicamente através do módulo de controle e executado por dois atuadores elétro- mecânicos
Sistema aspirado com misturador

4° Geração do sistema de GNV

Utilizada em veículos com sistema de injeção eletrônica de combustível
O controle da mistura (ar/gás) é feito eletronicamente através do módulo de controle e executado por dois atuadores elétro- mecânicos
Injeção de fluxo contínuo

5° Geração do sistema de GNV

Utilizada em veículos com sistema de injeção eletrônica de combustível
O controle da mistura (ar/gás) é feito eletronicamente através do módulo de controle e executado por válvulas injetoras
Injeção seqüencial

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