Mencione ainda a diferença existente entre a gasolina utilizada para abastecer alguns aviões e a dos automóveis. As várias cores são produzidas por corantes artificialmente introduzidos para que não haja confusão
No Brasil, todas as gasolinas, por lei, recebem 25% de álcool anidro.
A premium possui baixo teor de enxofre, o que polui menos e deixa menos resíduos nos motores. A diferença da gasolina aditivada para a comum está na presença de detergentes e dispersantes e nos diversos corantes que recebem.. Cada bandeira usa corantes amarelos ou alaranjados que permitem diferenciar os tipos. A gasolina para aviões, de alta octanagem, recebe corante azul. O etanol, álcool etílico, combustível menos poluente que os outros é incolor, enquanto o diesel é amarelo-esverdeado.
Avaliação
A escolha da gasolina mais apropriada geralmente é orientada pelo fabricante do veículo no manual do proprietário. Os tipos de combustível encontrados no comércio mudam conforme as características de projetos dos motores: dependem da taxa de compressão destes, além de outras variáveis que afetam a temperatura e pressão dentro do cilindro.
Será que a gasolina de alta octanagem sempre implica melhor desempenho, não importando o motor? se a octanagem for maior que a ideal para o motor, a queima do combustível deve ocorrer mais lentamente, o que acarreta maior produção de calor e, portanto, perda de potência útil. Por outro lado, se a octanagem for menor do que a recomendada, a explosão passa a ser rápida demais, o que provoca uma defasagem entre a explosão e o movimento das válvulas. Ocorre, então, a característica "batida de pinos" ou válvulas.
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